fainor

ESPAÇO DO LEITOR | Nota de Preocupação e Tristeza

Resultado de imagem para ESPAÇO DO LEITOR

A Prefeitura de Conquista em Conjunto com a Secretaria de Saúde, tomou a decisão acertada de convocar toda a população a ficar em “Isolamento Social” antes mesmo da constatação de alguém acometido pelo (COVID 19), pela visualização das ruas desertas entende-se que o pedido foi acatado e a sociedade está fazendo a sua parte.

A Secretaria de Saúde de forma estupida está mantendo agentes de saúde do controle da dengue em visitas domiciliares, ou seja, entre 80 e 100 pessoas visitando casa a casa, todos os dias em todos os bairros da cidade. Dessa forma ela expõe seu contingente de trabalhadores e a população como um todo.

A Instituição precisa explicar para a sociedade o real motivo dessa postura, caso ela afirme que a dengue não pode parar não justifica, uma vez que o município nunca alcança os números conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde, (visitar a casa pelo menos 6 vezes ao ano). 

Caso a Secretaria insista nessa postura o correto são as pessoas não permitirem que esses agentes penetrem em suas casas, a norma do isolamento é clara: dentro de casa, sem visitas de parentes, amigos ou vizinhos.

O município ainda não está fazendo testes para identificação da circulação viral, e está localizado entre dois municípios com casos confirmados (Jequié e Brumado), qualquer deslize na vigilância pode ser de grande risco para a população. 

Outro fator é ninguém pode está exposto nas ruas, visitar vizinhos, parentes, ou amigos, mas “E O AGENTE DE ENDEMIAS PODE?”, É OU NÃO PREOCUPANTE ALGUÉM ANDANDO PELAS RUAS DA CIDADE?

Nada justifica essa postura, existe vários meios de fazer a informação chegar até as pessoas sem a presença física do agente, o momento é de muito cuidado e o próprio município está expondo uma categoria de funcionários e toda população, população que ele chamou ao sacrifício o foi ouvido.

Não estamos defendendo que esses trabalhadores parem de produzir, queremos apenas que seja criada alternativa de funcionalidade com segurança para a saúde de cada um, não os expondo ao (COVID 19).

O documento da CONACS assinado pela sua representante tem como objetivo fazer a defesa do estado, nenhuma preocupação com o representado, como muito bem explicita “Luis Althusser em sua obra Aparelhos Ideológico do Estado”.

Gersonil Souza de Carvalho Aposentado do Ministério da Saúde 
Email – geusouzaprofessor@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários