fainor

CONQUISTA | População em situação de rua expõe o drama dos excluídos em tempos de Coronavírus


SUDOESTE DIGITAL (Reportagem especial)* - Bruno 35 anos. Esta é a breve apresentação de uma das dezenas de pessoas em situação de rua em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. Além da fome, da sede e do frio, agora eles também enfrentam - com mais rigor - o distanciamento social.

Sem amparo do poder público em outros períodos , mais ainda em tempos de isolamento e decretos devido ao surto do Novo Coronavírus (Covid-19). Como muitos chegam de outras localidades e fazem parada em Conquista, por diversos dias ou até meses, não se sabe ao certo quantos são.

Alguns são acolhidos em casas mantidas por instituições religiosas, porém referem perambular após as refeiçoes servidas com apoio da comunidade

Encontrado sentado em um dos banco da Praça Tancredo Neves, na fria manhã desta quarta-feira, 25, ele permitiu ser fotografado. Maltrapilho, com as vestes sujas, barba farta e mal cuidada, denotando estar há dias sem se banhar, ele resumiu em poucas palavras sua cotidiana exclusão social.

"Sou daqui mesmo de Conquista. Fico nas ruas. Esperando uma ajuda. Está tudo fechado, as base (casas de apoio) está fechada (sic) . Vou ver se acho alguma coisa aí".

Bruno, que assim se identificou, foi perguntado se teve algum apoio da Prefeitura. "Não, não. Não tem (apoio)". Ao seu lado, uma sacola plástica com um pedaço de bolo, doada - segundo ele - por um cliente de um supermercado próximo. Provavelmente a sua primeira e única "refeição".



CEASA - A reportagem do Sudoeste Digital seguiu em direção à Praça Vítor Brito, novo cartão-postal da cidade. Encontrou andarilhos dispersos por volta das 9 horas. Um deles abordava clientes em um posto de combustíveis. Pedia moedas. Sem querer falar com os jornalistas, se afastou ao ver a equipe de reportagem.


Um pouco mais à frente, na Central de Abastecimento (Ceasa), um grupo de pessoas em situação e rua estava mais animado. O motivo era uma "rodada" de aguardente, servida no tablado de uma barraca de feira, vazia de produtos. "Para espantar o frio e a fome", explicou um deles, sem querer se identificar nominalmente. Pessoas que circulavam nos arredores se aproximaram da equipe.


No espaço onde funcionou uma unidade das Lojas Insinuante, na Praça Barão do Rio Branco, uma espécie de "pousada ao ar livre", com algumas pessoas tendo como "colchão" um pedaço de papelão e panos como cobertor. Havia cinco pessoas no momento três saíram do foco da câmera e dois ainda guardavam "as roupas de cama" antes de sair em busca de mantimentos. | Conteúdo e imagens: Ag. Sudoeste Digital

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em virtude da declaração de pandemia pela OMS, em decorrência da infecção pelo novo coronavírus (COVID-19), as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Saúde, de forma conjunta, elaboraram uma nota-técnica sobre a proteção social e a oferta de serviços de saúde à população em situação de rua no município de Vitória da Conquista.

Além da continuidade da oferta dos serviços Consultório na Rua, Serviço de Abordagem Social, Centro Pop Adulto, Centro Pop Criança e Adolescente, as unidades de referência e a rede comunitária, a Prefeitura vai disponibilizar para aquelas pessoas que apresentam sintomas da COVID-19, um espaço exclusivo de isolamento, munido de todas as condições adequadas de rotinas diárias de um domicílio. Em caso de agravamento dos sintomas, serão seguidas as recomendações de encaminhamento para rede hospitalar.

Na nota, a Prefeitura garante a ampliação do atendimento à essa população durante a pandemia, ofertando os serviços essenciais de execução direta e indireta no âmbito da Política de Assistência Social e de Saúde, de forma articulada e integrada, garantindo proteção social, promoção da saúde e prevenção de doenças.

Para o secretário interino de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essa é uma população que requer uma atenção especial, “o governo municipal está articulado para garantir proteção a esse público, já que nosso compromisso é a garantia de direitos e a preservação da vida em todas as suas dimensões.”, ressaltou Michael.

Postar um comentário

0 Comentários