PREVISÃO DO TEMPO

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Estas são as senhas mais usadas (e menos seguras) da internet

Notebook-mulher-nervosa: Notebook: senha mais usada é 123456
Você provavelmente nem se dá conta disso, mas acumula pelo menos uns dez logins diferentes espalhados pela internet. Só de e-mail e redes sociais, pode por aí uns 5, no mínimo. Adicione à lista também seus serviços de streaming, sites de compras, jogos online ou portais de notícias e verá a quantidade de dados pessoais que precisa permanecer sob sigilo, acessível só mediante senha.
A verdade é que a lei do menor esforço costuma ser soberana: em vez de procurarem uma senha classificada como “forte”, muitos apressadinhos se convencem de que a “fraca” vai bastar. É pensando em reunir os principais exemplos dessa falta de preocupação que uma empresa de segurança digital elabora anualmente uma espécie de hall da fama da falta de criatividade online.
Recolhido pela SplashData, o relatório dispõe de cerca de 5 milhões de senhas vazadas na internet, principalmente de usuários da América do Norte e países da Europa Ocidental, e atesta alguns dados bem interessantes – como, por exemplo, o fato de que 3% das pessoas ainda usarem como palavra-chave o manjado “123456”. Você pode consultar o ranking com os 100 mais populares de 2017 neste link.
Estima-se que pelo menos 10% desses usuários (ou 500 mil pessoas) usem uma das senhas genéricas que aparecem no Top 25. A lista, liderada pelo “123456”, tem outras sequências numéricas óbvias bem rankeadas, como “12345678” no 3º lugar, e o “12345”, na 5ª colocação. Despontam também palavras como “password” (literalmente “senha”, em inglês), “qwerty”, sequência de letras mais famosa do teclado, “letmein” (tradução para ‘deixe-me entrar’) e “iloveyou”.
“Starwars“, estreia mais aguardada para o cinema este ano, aparece na 16ª posição. Outros highlights, como o 15º colocado “abc123” (uma referência àquela do Jackson 5 ou só preguiça mesmo? Jamais saberemos),  e “jordan23”, homenagem ao número usado por Michael Jordan, são outras amostras do quão enfadonha pode ser a tarefa de criar uma senha.
Abaixo, segue a lista das 25 mais populares. Achou a sua aí? Melhor dar uma repensada no seu processo criativo.
  1. 123456
  2. Password
  3. 12345678
  4. qwerty
  5. 12345
  6. 123456789
  7. letmein
  8. 1234567
  9. football
  10. iloveyou
  11. admin
  12. welcome
  13. monkey
  14. login
  15. abc123
  16. starwars
  17. 123123
  18. dragon
  19. passw0rd
  20. master
  21. hello
  22. freedom
  23. whatever
  24. qazwsx
  25. trustno1
Este texto foi publicado originalmente no site da Superinteressante.

Verão é época de acidentes com escorpiões; veja cuidados

Já viu um escorpião-amarelo?
Carlos Perez Naval/Wildlife Photographer
Os relatos sobre o aparecimento de escorpiões próximos às casas costumam aumentar a partir de outubro. Isso porque o tempo úmido e quente é mais propício para a proliferação do aracnídeo. Assim, a quantidade de escorpiões começa a aumentar, até chegar ao ápice no verão. "A partir de setembro e outubro começam a aumentar o número de acidentes também", alerta Fan Hui Wen, responsável pelo Núcleo de Venenos e Antivenenos do Instituto Butantan.

Você sabia que os escorpiões estão espalhados por cidades grandes e que as espécies mais comuns são venenosas? Em 2016, ocorreram 65 acidentes com escorpiões em Conquista. Os casos se concentram nos meses de janeiro e fevereiro e de outubro a dezembro.  Fizemos uma lista com o que é preciso saber e quais cuidados devem serem tomados em relação a esses animais:

Onde vive, o que come, quando sai para caçar? 

O escorpião é um aracnídeo que se adaptou muito bem ao ambiente urbano carente de infraestrutura de esgoto e saneamento básico - como bairros das periferias das grandes cidades. Isso porque o alimento dele é a barata. Para evitar a presença do escorpião, a melhor recomendação é manter o ambiente do entorno da casa sempre limpo e fazer a manutenção da caixa de esgoto e da caixa de gordura. O escorpião fica entocado durante o dia e sai para caçar à noite.

Quais são as espécies mais comuns? 

Existem cerca de 1.200 espécies de escorpiões no mundo. É comum a presença do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e do escorpião-marrom (Tityus bahiensis). Os dois são venenosos - como todos do gênero Tityus. O veneno do amarelo é mais potente que o do marrom. É ele que costuma causar acidentes graves e podem levar crianças à morte.

Como evitar a picada? 

A melhor forma de evitar acidentes com escorpiões é evitar que eles entrem em casa. É necessário vedar frestas, tampar ralos e fechar fissuras onde o animal possa se esconder. Para quem tem quintal, as galinhas podem ajudar na solução do problema, já que são predadores naturais dos escorpiões.

Fui picado? 

É fácil perceber se você foi picado por um escorpião devido à dor forte que surge rapidamente no local onde o veneno do aracnídeo foi inoculado. O escorpião pica regiões descobertas do corpo, como pé, pernas, mãos e braços. Cuidado com as crianças! No adulto, o veneno do escorpião causa forte dor no local da picada, que pode irradiar para todo o membro. Já em crianças pequenas, além da dor, podem ocorrer náuseas, taquicardia, sudorese, arritmia cardíaca e edema pulmonar. Esse choque provocado no sistema cardiovascular pode levar à morte.

O que fazer em caso de picada? 

Nunca use garrote, corte ao redor da lesão ou coloque folhas, pó de café, etc. A primeira coisa a fazer é lavar o local da picada e fazer compressa com água morna. Em seguida, procurar o hospital mais próximo, onde é feita uma avaliação da dor. Caso ela continue intensa, pode ser utilizada anestesia ou receitado analgésico.

Como saber se o quadro é grave? 

Os especialistas explicam que a pessoa pode apresentar sonolência ou agitação três ou quatro horas após a picada. Este é o sintoma que indica que o quadro pode se agravar. Nesse caso, deve ser dado o soro antiescorpiônico. Essas situações são mais comuns com crianças pequenas. Em adultos, costuma aparecer só a dor. O soro é reservado para os sintomas de agravamento.

E depois de tomar o soro? 

A criança que passa por um quadro de agravamento da picada de escorpião precisa tomar o soro antiescorpiônico em tempo adequado e ficar em observação no hospital. O acompanhamento hospitalar é feito até que o veneno seja eliminado por completo e os efeitos desapareçam.

Quais locais possuem o soro? 

O soro antiescorpiônico é oferecido por uma rede de unidades de saúde de referência no tratamento da picada de escorpião, com presença em várias cidades ou regiões. Em Conquista é o hospital Regional de Base * que fornece o soro. Quem é picado, contudo, deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

Endereço: Av. Filipinas, S/n - Jardim Alvorada, Vitória da Conquista - BA, 45030-16
Telefone: (77) 3427-4606

Há veneno contra escorpião? 

O uso de veneno contra escorpião ou contra sua fonte de alimentação - a barata - é algo controverso. Dependendo de como é feito o processo de dedetização, o que pode acontecer é apenas irritar o escorpião, que vai procurar comida em outro lugar. Os especialistas alertam que usar veneno onde há escorpião pode fazer o aracnídeo entrar dentro das casas.

E o que faço se encontrar um? 

Recomenda-se coletar e remover o animal que entrar dentro de casa. Caso você se sinta inseguro para fazer essa remoção com cuidado, pode utilizar um chinelo ou uma vassoura. Caso você conheça um local onde há escorpião, pode notificar a prefeitura, que providenciará a remoção (Telefone: 3422-8283).


Texto: Fernando Cymbaluk, com adaptações de Jussara Novaes (Sudoeste Digital)

DESTAQUE

TEST DRIVE - Nas trilhas com o Jeep Trailhawk

Segurança, conforto, economia agregam valor ao SUV campeão de vendas em 2017 Sozinho, o  Jeep Compass  responde por 11,9% do segmento...

AS 5 + LIDAS