PREVISÃO DO TEMPO

sábado, 15 de julho de 2017

DELEGACIA SUCATEADA - Juiz de Livramento transfere os presos para Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | Mandacaru da Serra
O juiz João Lemos Rodrigues determinou que seis presos à disposição da Justiça, recolhidos na Delegacia da Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, fossem transferidos para Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. 

O motivo alegado foi a falta de condições de funcionamento da unidade policial, a qual, inclusive, é alvo de ação do Ministério Público. "Em linguagem mais direta, devido ao total descaso do governo do estado, a delegacia acabou", reclama o jornalista Raimundo Marinho.

Segundo constatou o MP, não há a mínima estrutura para funcionar. Entre outras coisas, faltam controle e segurança para substâncias, objetos, armas e veículos apreendidos. Não tem pessoal e as instalações físicas e mobiliário são degradantes. A prefeitura local colaborava com cinco servidores contratados, por sua conta, inclusive para a atividade de carcereiro, mas teve de exonerá-los, para atender à exigência legal do concurso público. 

Sem pessoal de apoio, para tocar o expediente e, principalmente, sem carcereiro, a carceragem ficou inviável, pior que a “cadeia de papelão”, como debochou o preso Josenilton Correia Sales, 19 anos, que de lá fugiu, em 2016. 

Sobraram o delegado, um escrivão e dois investigadores. O juiz teve que determinar a transferência dos atuais presos, previstos para serem levados para Vitória da Conquista, neste sábado. "E os próximos, onde serão recolhidos? Com a palavra, todos aqueles que se dizem nossos representantes: prefeito, vice-prefeita, vereadores e deputados estaduais e federais. É hora de provarem, como prometeram, que querem “o melhor para Livramento”, indagou.

Em seu site (Mandacaru da Terra), o jornalista publicou a relação das autoridades que, segundo ele, estão deixando "a delegacia acabar". CLIQUE AQUI E VEJA.

O QUE DIZ O MP

O Ministério Público Estadual encaminhou uma recomendação ao delegado de polícia do município de Livramento de Nossa Senhora para solucionar uma série de irregularidades identificadas na estrutura e no funcionamento da Delegacia, dentre elas o armazenamento inadequado de armas, drogas e veículos apreendidos. 

O documento foi expedido pelo promotor de Justiça Millen Castro no último dia 28 de junho com prazos de até 60 dias para que sejam sanados os problemas identificados.

Dentre as recomendações do MP está o acondicionamento adequado, em 15 dias, das armas de fogo, acessórios e munições, com inventário identificando quais possuem vinculação a inquéritos policiais e processos judiciais; o inventário, em 30 dias, de todos os veículos que estejam depositados na Delegacia e que possuam vinculação a inquéritos policiais e processos judiciais; e que seja dado o encaminhamento legal às armas de fogo e veículos que não possuam a referida vinculação. 

A recomendação também foi encaminhada ao coordenador da 20ª Coorpin de Brumado, para que acompanhe o desenvolvimento das providências solicitadas pelo MP.

Jussara Novaes - Sudoeste Digital (com informações de Mandacaru da Serra e Cecom do MPE)

Caetité: Festa da padroeira Senhora Sant’Ana acontece de 22 a 26 de julho; Eduardo Costa é uma das atrações

Resultado de imagem para festa de santana caetite 2017
A Festa de Sant’Ana em Caetité é conhecida por trazer atrações reconhecidas nacionalmente, além de valorizar os artistas locais, se consagrando como um grande festival prestigiado em toda a região. Realizada pela Prefeitura de Caetité, o evento tem uma vasta programação que inclui mais de 20 atrações e se estende entre os dias 22 a 26 de julho.


O evento contará com Barracão Cultural, tenda eletrônica e palco principal com as seguintes atrações: Dia 23 – Cris Pimenta, Roberto Dantily e Tarcísio Teles. Dia 24 – o sucesso do Pop Rock Nacional, Jota Quest, e ainda o cantor Pedro Ponder e a banda Pede um Xote. Dia 25 – o cantor sertanejo Eduardo Costa, André & Mauro e a banda Entre um Gole e outro. Dia 26 – Joana com grande show de evangelização em homenagem a padroeira Senhora Sant’Ana.

Além disso, o Stand da Saúde, que também sempre marca presença na festa, contará com profissionais que passarão orientações ao público, especialmente sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s. A programação conta ainda com a tradicional Vila das Associações, com exposições de artesanatos e participação de diversos artistas locais que animam a charmosa “Vila” montada na Praça da Catedral, ao lado da Matriz. A festividade promete atrair grande público de toda a região.

Fonte: Sudoeste Bahia

Protesto contra preço da gasolina toma as ruas de Conquista; movimento ganhou corpo após reportagem do Sudoeste Digital


Um grupo de pessoas tomou as ruas de Vitória da Conquista em protesto contra os preços da gasolina, que está sendo vendido entre R$ 3,80 e R$ 3,84. Em cidades vizinhas a diferença chega aos 30 centavos por litro. 

No intuito de levar o caso à Justiça, os organizadores circulam um abaixo assinado para ser entregue ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).O protesto ganhou corpo após reportagem da jornalista Jussara Novaes, do Sudoeste Digital (RELEMBRE AQUI).

O movimento, que teve início às 9 horas deste sábado (15) com concentração na avenida Olívia Flores, contou com apoio do Sindicato dos Taxistas e da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis do Estado da Bahia (SINDICON-BA) ainda não se manifestou sobre o assunto.



De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP),  a partir da Lei do Petróleo (Lei nº 9.478/1997), “os reajustes nos preços dos combustíveis passaram a caber exclusivamente a cada agente econômico, do poço ao posto revendedor, que estabelecem seus preços de venda e margens de comercialização em cenário de livre concorrência”.

Nos próximos dias a Comissão de Defesa e Proteção ao Consumidor da Câmara Municipal de Vitória da Conquista também deverá promover uma ação sobre esse tema. O ato que deverá circular a Capital do Sudoeste Baiano é acompanhado pela Polícia Militar e Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS).

Com fotos e informações adicionais do Blog do Anderson

DESTAQUE

BAHIA - Júri Popular absolve PM por homicídio ocorrido há 17 anos

O sargento da polícia militar do Estado da Bahia Robenes Ramos dos Santos foi absolvido do caso do homicídio de Fábio Pereira Correia oco...

AS 5 + LIDAS